ADV

Ajudando o trabalhador a entender os
seus direitos".

(11) 3259-2464

Capacitação pode ser a saída para diminuir acidentes de trabalho na indústria.

Frequentes e na maioria dos casos fatais, os acidentes em espaços confinados acontecem em todo o país e o número é alto.

Frequentes e na maioria dos casos fatais. Os acidentes em espaços confinados* acontecem em todo o país e o número é alto. Embora não haja pesquisas a respeito, os casos são conhecidos dos profissionais da área e só não chegam a grande mídia por que são abafados pelas empresas contratantes deste tipo de serviço. Somente em 2012, três óbitos foram registrados em Itajaí e cidades vizinhas. Os casos não chegaram a serem noticiados para evitar a imagem negativa que gerariam para as empresas contratantes. Quem relata o ocorrido é o bombeiro civil Rafael Girardi (foto), que trabalha na FIESC atendendo as indústrias catarinenses. "Ficamos sabendo dos acidentes e mortes pelos resgatistas que atendem os locais e colegas de trabalho. A falta de comprometimento com a segurança do trabalhador é grande e precisamos mudar esta realidade", afirma. Levar conhecimento e capacitação aos trabalhadores da indústria é uma das funções de Rafael que acumula no currículo o cargo de facilitador de ações da SST do SENAI. Segundo ele, treinamento é a única solução para reduzir drasticamente o índice de acidentes nestes locais. "Ministro cursos em que treinamos os trabalhadores a reconhecer situações de risco e como agir caso algo dê errado num trabalho em espaço confinado". A atualização profissional para atuar na área Rafael buscou em Curitiba. Recentemente ele participou de um curso em Espaço Confinado, ministrado pela Altiseg Segurança em Altura. O curso, de 40 horas, capacita o profissional a liberar e fiscalizar os trabalhos em espaços confinados. "No curso ensinamos a identificar, tratar a atmosfera (principal causa de óbitos) e controlar os riscos de em espaço confinado, se o profissional que irá efetuar a atividade no espaço está habilitado psico-socialmente para realizar o trabalho, a controlar a atmosfera do espaço onde podemos ter uma área classificada e com risco de explosão e outros detalhes essenciais para o trabalho em espaços confinados. Primeiros socorros e resgate também são assuntos importantes que são abordados na teoria e na prática", conta Armando Rodrigues Marques, coordenador de treinamentos na Altiseg. "A grande variedade de técnicas e os equipamentos com alta tecnologia a que tive acesso ampliam nosso re pertório de atuação dentro de um espaçProteçãoo confinado. Esses conhecimentos serão inseridos nos módulos no SENAI e repassados para todos os trabalhadores da indústria com o objetivo de seguramos a vida do trabalhador da indústria catarinense", conclui Rafael Girardi. *NR 33.1.2 Espaço Confinado é qualquer área ou ambiente não projetado para ocupação humana contínua, que possua meios limitados de entrada e saída, cuja ventilação existente é insuficiente para remover contaminantes ou onde possa existir a deficiência ou enriquecimento de oxigênio.


Postado em: 23/04/2014 às 09:12:48


Voltar


Mais noticias

Turma eleva indenização a bancário que transportava valores a pé e sem escolta


A Quarta Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) aumentou o valor da indenização por danos morais a ser paga pelo Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) a um empregado que fazia o transporte de valores a pé nas ruas da cidade de São José

+ Detalhes

Turma afasta validade de acordo de compensação de jornada em atividade insalubre


A Primeira Turma do Tribunal Superior do Trabalho considerou inválido acordo individual de compensação de jornada entre um pintor automotivo e a Busscar Ônibus S/A. O fundamento foi o de que, por se tratar de atividade insalubre, não houve observânc

+ Detalhes

"Cotidiano estressante provoca síndrome de burnout em operadora de call center"


Demitida por justa causa em outubro de 2010, uma teleoperadora comprovou que sua reação foi causada pela síndrome de burnout e vai receber indenização por danos morais.

+ Detalhes

Operadora de telemarketing consegue anulação do próprio pedido de demissão.


Uma operadora de telemarketing de Contagem (MG) conseguiu, em recurso para o Tribunal Superior do Trabalho, a anulação do próprio pedido de demissão.

+ Detalhes

Técnico será indenizado por atrasos de salário durante um ano e meio.


Sem receber pagamento integral dos salários no período de março de 2009 a agosto de 2010, um trabalhador será indenizado, por seus empregadores, em R$ 5 mil por danos morais.

+ Detalhes